Elis & Tom é um disco lançado em 1974 por Antonio Carlos Jobim e Elis Regina, pela gravadora Polygram, com gravações realizadas entre 22 de fevereiro e 9 de março do mesmo ano no MGM Studios de Los Angeles, Califórnia. A possibilidade de gravar um disco com Tom Jobim foi dada como presente para Elis Regina por seus dez anos de contrato com a Philips.
O disco é o encontro de dois dos maiores nomes da música popular brasileira e conta com arranjos de César Camargo Mariano, pianista e então marido de Elis, que inovou utilizando instrumentos elétricos na bossa nova. Em uma forma contida e suave, ela interpreta diversos clássicos do gênero, como "Águas de Março" (que se tornou o maior sucesso do disco), "Corcovado", "Inútil Paisagem", às vezes em dueto com Jobim, que em outros momentos apenas a acompanha no violão ou piano. "Modinha" foi a única canção do disco a ser totalmente arranjada por Jobim.
Elis & Tom foi um sucesso de vendas e de crítica, e continua sendo aclamado até os dias de hoje por músicos e críticos no mundo inteiro. No seu aniversário de 30 anos, em 2004, contou com um relançamento especial e, até 2013, foi um dos discos destacados nas paradas de vendas do iTunes no Brasil. Além disso, Elis & Tom tem sido lembrado nos principais livros, compêndios e enciclopédias brasileiras e internacionais de música e, em 2007, foi escolhido por jornalistas e críticos musicais como o 11º melhor disco da música brasileira pela Rolling Stone.
1. "Águas de Março"
2. "Pois É" Tom, Chico Buarque
3. "Só Tinha de Ser com Você"
4. "Modinha"
5. "Triste"
6. "Corcovado"
7. "O Que Tinha de Ser"
8. "Retrato em Branco e Preto"
9. "Brigas, Nunca Mais"
10. "Por toda a Minha Vida"
11. "Fotografia"
12. "Soneto de Separação"
13. "Chovendo na Roseira"
14. "Inútil Paisagem"
Bônus da remasterização em CD e DVD-Áudio de 2004
15. "Fotografia (versão alternativa)"
16. "Bonita"